Harmonização: Crie Combinações Únicas

Harmonização: Crie Combinações Únicas

A harmonização de alimentos e vinhos, nada mais é que juntar esses elementos e criar um novo sabor. Essa prática, pode ser falsamente vista como algo muito difícil de replicar, mas na verdade, não é; Eu vou te mostrar como o básico funciona e o que você pode implementar, na hora da escolha dos produtos, para não errar nem no prato e nem no vinho!

Podemos realizar 2 tipos de combinação: por contraste ou por semelhança. Por exemplo: um espumante moscatel, que é mais doce, harmonizaria muito bem com uma sobremesa ou com um queijo salgado. Agora, um espumante brut, que é mais seco, não seria o mais adequado para apreciar com a sobremesa, mas com o queijo sim. 

Sugestões de Harmonização:

O que não funciona de jeito nenhum:

  • Vinhos tânicos, intensos e de maior teor alcoólico, na maioria tintos, com alimentos picantes
  • Vinhos de frescos e leves, na maioria brancos, com alimentos picantes
  • Vinhos frescos e leves, na maioria brancos, com alimentos amargos

Dica Final: Pratique a Harmonização de Vinhos

Paladar é muito individual, às vezes o que funciona para mim, não funciona pra você e tudo bem! No post de hoje, gostaria que você pudesse terminar a leitura com vontade de experimentar e testar coisas novas, o melhor jeito de descobrir a combinação perfeita, é praticando!

Um Convite Especial: 

Abra uma garrafa de vinho, escolha alguns acompanhamentos e coloque seus sentidos para trabalhar!

Ficarei feliz em receber a tua mensagem com as novas descobertas ;) obrigada por ler até aqui e até a próxima!

 

 

* Minhas sugestões são baseadas no livro "Wine Folly: The Essential Guide to Wine" de Madeline Puckette e Justin Hammack.

Voltar para o blog